Castanha de Caju W1 Torrada sem Sal

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A castanha-de-caju é uma excelente aliada da saúde por conter antioxidantes e ser rico em gorduras boas para o coração.

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CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS DA CASTANHA DE CAJU

A castanha-de-caju contém minerais como magnésio, ferro e zinco.

Previne o envelhecimento precoce, já que é rico em antioxidantes como polifenóis, carotenoides e vitamina E, o que evita o dano dos radicais livres às células;

Previne doenças cardíacas, já que contém gorduras mono e poliinsaturadas, fibras e antioxidantes que favorecem o aumento do colesterol "bom", o HDL, e ajudam a diminuir o colesterol "mau", o LDL;

Regula o açúcar no sangue, pois é rico em fibras que atrasam a absorção dos açúcares, evitando picos de glicemia, além de também ajudam a diminuir a secreção de insulina, sendo uma excelente opção para as pessoas com diabetes ou com resistência à insulina;

Melhora a memória, pois contém selênio, um micronutriente que atua como antioxidante e evita o dano que é causado pelos radicais livres às células do cérebro. Além disso, também contém vitamina E, que poderia ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer e o Parkinson;

Previne ou melhora a depressão, já que é rica em zinco, o qual, de acordo com alguns estudos, é um mineral cuja deficiência foi associada a essa condição;

Reduz a pressão arterial, as dores no corpo, a dor de cabeça, enxaqueca e a fadiga muscular, já que é rica em magnésio e possui propriedades anti-inflamatórias;

Fortalece o sistema imune, pois contém zinco, vitamina E e A;
Previne a osteoporose, pois contém cálcio e fósforo, sendo esses minerais importantes para manter ou aumentar a densidade óssea;

Previne e trata a anemia, pois é rico em ferro e ácido fólico;

Mantém a saúde da pele, do cabelo e das unhas, pois contém cobre, selênio, zinco e vitamina E, nutrientes que são essenciais para proteger a pele. favorecer o crescimento e endurecimento das unhas e melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Consumo

Esse fruto pode ser consumido em saladas, frutas, iogurtes, na composição de bolos, pães, doces em geral. Também pode ser consumida como leite vegetal. Lembrando que seu consumo deve ser moderado, não ultrapassando 5 unidades dia, pois essa porção contém 55 calorias.

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Acessórios

  • A Castanha do Pará é uma oleaginosa com alto poder antioxidante e propriedades anti-inflamatórias. Assim como as amêndoas e as nozes, que possuem diversos benefícios para a saúde, já que são ricas em proteínas, fibras, selênio, magnésio, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B e E.

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  • A castanha do baru é rica em fósforo, potássio, cálcio, magnésio, zinco e ferro; em ácidos graxos essenciais e em vitamina E, responsável pelo ‘antienvelhecimento’.

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  • A castanha-de-caju caramelizada é uma excelente aliada da saúde por conter antioxidantes e ser rico em gorduras boas para o coração, porém em uma porção de 10g pode conter 55 kcal.

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